Coco de Umbigada no Guadalupe, Olinda. - Emporiopernambucano

Últimas Postagens

Coco de Umbigada no Guadalupe, Olinda.

Coco de Umbigada no Guadalupe, todo primeiro sábado de mês

O tradicional Coco de Umbigada ocorre todo primeiro sábado do mês no Guadalupe em Olinda. A manifestação cultural liderada por Beth de Oxum tem mais de cem anos. Cultura, resistência e luta!

O Grupo Cultural Coco de Umbigada teve sua origem no século passado quando os Mestres Coquistas João Amâncio e Zé da Hora realizavam a manifestação espontânea e tradicional conhecida no nordeste do Brasil como Sambada de Coco. Esta celebração acontecia na Aldeia de Paratibe, município de Paulista – PE com os familiares e a comunidade local. Com a morte dos Mestres, o Coco se cala na Aldeia por quase 40 anos.

Em junho do ano de 1998, a musicista e articuladora social Beth de Oxum, seu marido o músico Quinho Caetés e os filhos Oxaguiam, Yalodê e Mayra Karê, respectivamente neto e bisnetos dos saudosos Mestres Coquistas, articulam toda a família e a comunidade, recuperam a secular zabumba ancestral, que era usada pelos Mestres e com muita auto-estima todos voltam a realizar a Sambada de Coco. Neste mesmo período fundam o Centro Cultural Coco de Umbigada, para resgate e memória da brincadeira do Coco e criam o Grupo Cultural Coco de Umbigada para levar aos palcos a celebração cultural conhecida como Sambada de Coco. 

O Coco de Umbigada realiza espetáculos por todo país levando o canto, o ritmo e a dança de uma das mais expressivas brincadeiras de umbigadas do Brasil – o Coco. Também realiza a abertura da já tradicional Sambada de Coco do Guadalupe que acontece ininterruptamente há 12 anos na histórica cidade de Olinda - PE todo o primeiro sábado de cada mês. 

O Grupo Cultural Coco de Umbigada reúne em seu elenco artistas de todas as idades - dançarinos e músicos, sendo alguns deles os mais expressivos no universo da brincadeira do Coco. O repertório é composto de músicas autorais e do cancioneiro popular.

Confira o clima do Coco de umbigada
https://www.youtube.com/watch?v=0eFG_Gge4k0

Curta a página no facebook
https://www.facebook.com/Coco-de-Umbigada-124103857610542/timeline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Emporiopernambucano Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.