Bolo de Rolo, patrimônio Imaterial de Pernambuco.
Se tem um exemplo de iguaria que traz em si, um forte traço de Pernambuco é, sem dúvida, o Bolo de Rolo. O tradicional bolo é também um exemplo da diversidade de nossa cultura, para especialistas na história da gastronomia brasileira, o Bolo de Rolo nasceu no nordeste brasileiro, especificamente em Pernambuco, a partir dos engenhos de açúcar instalados no território pelos colonizadores portugueses.
O Bolo de Rolo utiliza uma gama bem simples de ingredientes: farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Depois de feito a massa (beeeem fina, muito diferente de um rocambole), é jogado goiabada derretida por cima em diversas camadas. Sua origem está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão-de-ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses tiveram que trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro. Já o polvilhamento o Bolo-de-Rolo com açúcar em sua camada externa é uma adaptação que registra um momento histórico, é a digital dos engenhos de açúcar da região, onde foram produzidos pela primeira vez.
Tradicionalmente o Bolo de Rolo é servido como sobremesa ou lanche. Um visitante ilustre não poderia sair de uma casa, sem degustar uma fatia de Bolo-de-Rolo. Dessa forma, foi sendo utilizado como forma de estreitar laços de amizade, como forma de agradecimento, como presente e ate para 'amolecer corações'. Até o Papa João Paulo II, quando visitou o Recife em 1980 provou uma fatia.
Por este motivo a Lei Ordinária Nº 379/2007 reconheceu o bolo de rolo como patrimônio imaterial de Pernambuco.
http://www.alepe.pe.gov.br/proposicao-texto-completo/?numero=379/2007&docid=
EMPÓRIO PERNAMBUCANO
"Levamos Um Pouco Do Sertão a Sua Mesa"
http://www.alepe.pe.gov.br/proposicao-texto-completo/?numero=379/2007&docid=
EMPÓRIO PERNAMBUCANO
"Levamos Um Pouco Do Sertão a Sua Mesa"
Gostaria do contato da pessoa do bolo de rolo
ResponderExcluir